segunda-feira, 4 de outubro de 2010

One more day

"O que é amor pra você?" Pergunta feita a uma criança de oito anos. "Minha avó adora pintar as unhas dos pés de vermelho, só que não consegue muitas vezes quando está com artrite. Daí meu avô que as pinta para ela. Mesmo quando é ele que está com artrite." Não é incrível como as crianças veem a resposta de nossas perguntas mais difíceis de responder, nas menores coisas que ela vê no dia-a-dia? Para uma criança, é tão simples ser feliz. É só ganhar um doce ou um brinquedo novo. É tão fácil fazer novas amizades... basta um "oi" e já estão brincando juntos, se divertindo. Quando crianças, bastava uma lágrima cair de seus olhos para que todos viessem acudi-la e cuidarem para que não chore mais. Quanto as brigas infantis... tão rápidas de se resolverem! Pois entre elas, existe o perdão. São pequenos motivos que nos fazem ver que já fomos felizes. Mas por que motivo não é mais assim? Por que agora quando choramos, é porque somos sensíveis demais, choronas (ões) de mais ou estamos apenas fazendo drama para aparecer? Por que ninguém mais vem cuidar de nós e tomar cuidado para não chorarmos novamente? Será que é porque a gente cresceu e agora, eles pensam que somos auto suficientes para não nos machucar? Ou será pelas várias vezes que os respondemos? Não sei... Eu realmente não sei. As vezes queria voltar a minha infância, viver tudo aquilo de novo e poder ir dormir e acordar feliz. Esquecer as falsidades e todos os problemas. Mas depois de pensar em tudo isso, eu pude concluir que o final da minha infância, na verdade não é um fim e sim um novo começo. Se sobraram lembranças, se fico feliz ou me emociono ao lembra-las, é porque um dia valeu a pena. É porque eu gostei, nós gostamos. É porque não nos arrependemos de termos sido felizes um dia desses. As vezes pego minhas bonecas, meus jogos de tabuleiro e fico lembrando tudo que eu já passei com aquilo e com quem. Lembro das gargalhadas, das tardes intermináveis. E depois, no fim do dia, eu me deito, fecho os olhos e fico pensando se tudo isso é saudade ou boas lembranças? Ah, com certeza, boas, ótimas e maravilhosas lembranças! É uma fase na qual todos passaram, vão passar ou estão passando. E é só mais uma. Só mais uma fase de uma vida completa e feliz. Então, antes que essas fases passem depressa demais, viva intensamente cada uma delas. Viva a infância, com bonecas, jogos e figurinhas. Viva a adolescência, com as intrigas, oposições, complicações e namoros. Viva até quando for adulto. Trabalhe no que gosta, cuide de seus filhos e ame seu marido. Enfim, a velhice. Como eu disse, não existe um final e sim um novo começo. É na velhice que você verá que sua vida valeu e a pena e agradecerá cada momento que viveu. Desde os risos até as mais intensas lágrimas. Todos os amores, carinhos e dengos. Nunca é tarde pra viver. Hoje foi mais um dia da minha vida, mais uma página do meu livro, mais um passo dado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário